quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Sanjo - sapatilhas...

E nos pés...

O regresso do vintage dos ténis da geração de 80!!!!!!

Eu ainda tenho umas originais,mas dá para me arranjares umas actuais?
Quando nos encontrarmos eu pago, ou queres adiantado?


As sapatilhas Sanjo(anenses) voltaram. E dizem que é para ficar. Mas se nos anos 80 não conseguiram competir com a oferta internacional, como irão safar-se agora? Inês Matos Andrade foi saber todos os pormenores.
Está comprovado, as Sanjo estão realmente de volta e já não se fala de outra coisa nas redes sociais. Sim, aquelas que se compravam nem que fosse o número errado e que se usavam até o dedo grande do pé espreitar fora da lona.As sapatilhas made in S. João da Madeira já estão à venda. Só que no século XXI são fabricadas onde? Na China, claro, que por cá não há máquinas que tratem da vulcanização das solas. Salazar não teria achado piada: foi graças às políticas do Estado Novo que as Sanjo foram o hit da altura – afinal, não havia muito por onde escolher. Quem, no tempo da outra senhora, não tivesse umas Sanjo não era cool.

Só que no pós-25 de Abril a marca acabaria por falir. Agora ela está de volta, aproveitando o boom revivalista do mercado.Por trás deste lançamento está Paulo Fernandes, administrador da Fersado, empresa que comprou a patente. Objectivo: ressuscitar as sapatilhas de lona. “Queríamos fazer uma cópia fiel.” Para tal foi preciso fazer o trabalho de casa e conhecer a biografia destas meninas, que já têm barbas.

As primeiras referências à Sanjo datam de 1928, mas foi só nos anos 40 que a produção começou a ganhar ritmo na antiga Fábrica de Chapelaria e Artefactos de Borracha (agora Museu de Chapelaria).

Originalmente desenvolvidas para desporto (até calçaram algumas equipas da Associação Desportiva Sanjoanense), as Sanjo foram um ícone de moda nos anos 60 e 80. Agora querem ser moda outra vez. Mas mantendo a qualidade de sempre (“duravam anos”, dizem os saudosistas). Por isso, Paulo Fernandes quis atirar as novas Sanjo aos leões. Ou melhor, às águias: Fernandes acordou com Arnaldo, capitão da equipa de futsal do Benfica, o uso de umas Sanjo durante toda a temporada. E ele utilizou um par muito cor-de-rosa e muito comentado. O Benfica foi campeão europeu e o capitão aprovou as sapatilhas.

Mas a nova marca não se esgota na reedição. Além de um dos fãs incondicionais da marca, Fernando Alvim, se ter oferecido para protagonizar a campanha publicitária, a empresa já anda em conversações com estilistas para futuras colaborações. A internacionalização também está em andamento (Itália, Espanha, Sérvia, Croácia e Montenegro estão garantidos) e para o ano haverá lojas exclusivas com o novo logótipo Sanjo.

À venda na Temporary Store Loja das Meias, Largo de S. Julião, 16 (junto à praça do Município); Sapataria Bambi, Praça Duque de Saldanha, 31 Lisboa

4 comentários:

  1. Só é pena que agora as nossas "amigas" SANJO já não sejam fabricadas em S. João da Madeira, mas na China... :(

    ResponderEliminar
  2. :)Vamos esperar que o renascimento das 'Sanjo' nos faça ultrapassar a pouca tecnologia... ;(

    ResponderEliminar
  3. São Chinesas... e de pior qualidade que as antigas..

    ResponderEliminar
  4. Sim, que são feitas na China, isso foi acima bem explicado...temos pena! Podemos pensar positivo, ao menos renasceu uma marca portuguesa que poderá um dia voltar a ser bem fabricada em Portugal!!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...