domingo, 12 de dezembro de 2010

Globalização...

Os roupões portugueses de Roman Abramovich... As peças exclusivas são criadas por gabinetes de Londres e Nova Iorque que transferem para a LF o fabrico dos artigosé uma das personalidades que não dispensa os nossos artigos...



















Como é que os cobertores, almofadas, lençóis, toalhas

e roupões personalizados que equipam as cabinas dos iates

e aviões de celebridades como Bill Gates, Paul Allen ou

Roman Abramovich são fabricados em pequenas têxteis nortenhas?

O segredo reside numa multinacional, grande trading do mundo.

Uma trading vende produtos, correndo os riscos da operação. Para os clientes,

assume-se como fornecedor, para os fabricantes como cliente

A mesma lógica explica a presença de têxteis-lar portugueses nas camas

dos novos hotéis Mandarim (Miami e Milão) e das unidades de Londres,

Berlim e Miami da cadeia de boutique hotel Soho - a Hyatt pode em breve

engrossar a lista. Mas, no universo dos lençóis, roupões e toalhas de banho,

a maior proeza recente foi a encomenda para um condomínio requintado,

promovido pelo sultão do Bahrein, na zona londrina de Mayfair.


Para esta 'trading' saber o que compra e para quem compra em Portugal, é um

exercício que ajuda a perceber para onde caminha a nossa indústria. É um

excelente barómetro para medir a competitividade dos países. No seu

catálogo de clientes surgem marcas famosas como Calvin Klein,

Ralph Lauren, Kenzo, L'Oreal ou TommyHilfiger e

redes como a britânica John Lewis.


"A vocação de Portugal é para as pequenas séries, de gama alta, evitando

concorrer com os fabricantes asiáticos".Mas, quando se tratou de fornecer roupões

personalizados para a casa do sul de França de Roman Abramovich, a encomenda foi

entregue a um escritório da Maia.O multimilionário reincidiria depois para oferecer roupões

iguais aos seus amigos.


Esta multinacional é um exemplo perfeito da globalização da economia

actual.É possível que aplique um fecho do Japão, numa peça fabricada com

tecido da China, tingida em Itália e confecçionada em Portugal.A companhia

só não tem fábricas,nem lojas.No resto, trata de tudo, desde a ideia,à entrega

no retalho.E tem designeres e colecções próprias que sugere aos seus clientes.


"O mundo mudou e na moda os segredos acabaram. Trocam-se ideias,

as novidades circulam livremente. Dantes, o show room das marcas

mostrava as colecções anteriores, que tinham sido embarcadas. Agora,

apresenta as novidades"...


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