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Como é que os cobertores, almofadas, lençóis, toalhas e roupões personalizados que equipam as cabinas dos iates e aviões de celebridades como Bill Gates, Paul Allen ou Roman Abramovich são fabricados em pequenas têxteis nortenhas? O segredo reside numa multinacional, grande trading do mundo. Uma trading vende produtos, correndo os riscos da operação. Para os clientes, assume-se como fornecedor, para os fabricantes como cliente A mesma lógica explica a presença de têxteis-lar portugueses nas camas dos novos hotéis Mandarim (Miami e Milão) e das unidades de Londres, Berlim e Miami da cadeia de boutique hotel Soho - a Hyatt pode em breve engrossar a lista. Mas, no universo dos lençóis, roupões e toalhas de banho, a maior proeza recente foi a encomenda para um condomínio requintado, promovido pelo sultão do Bahrein, na zona londrina de Mayfair. Para esta 'trading' saber o que compra e para quem compra em Portugal, é umexercício que ajuda a perceber para onde caminha a nossa indústria. É umexcelente barómetro para medir a competitividade dos países. No seucatálogo de clientes surgem marcas famosas como Calvin Klein,Ralph Lauren, Kenzo, L'Oreal ou TommyHilfiger eredes como a britânica John Lewis."A vocação de Portugal é para as pequenas séries, de gama alta, evitando concorrer com os fabricantes asiáticos".Mas, quando se tratou de fornecer roupões personalizados para a casa do sul de França de Roman Abramovich, a encomenda foi entregue a um escritório da Maia.O multimilionário reincidiria depois para oferecer roupões iguais aos seus amigos. Esta multinacional é um exemplo perfeito da globalização da economiaactual.É possível que aplique um fecho do Japão, numa peça fabricada comtecido da China, tingida em Itália e confecçionada em Portugal.A companhiasó não tem fábricas,nem lojas.No resto, trata de tudo, desde a ideia,à entregano retalho.E tem designeres e colecções próprias que sugere aos seus clientes."O mundo mudou e na moda os segredos acabaram. Trocam-se ideias, as novidades circulam livremente. Dantes, o show room das marcas mostrava as colecções anteriores, que tinham sido embarcadas. Agora, apresenta as novidades"... |
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