sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Pasteis de Belém...

Mais famosos do que a Torre...

Vai passar por Belém?... Pela sua saúde, prove um, ou dois, ou três, ou ... Peço imensa desculpa, deixo-me sempre entusiasmar quando se trata dos Pastéis de Belém... De qualquer maneira, como eu estava a dizer, certifique-se de que prova pelo menos um dos famosos Pastéis de Belém feitos na fábrica original, situada em Belém.

No inicio do Século XIX, em Belém, junto ao Mosteiro dos Jerónimos, laborava uma refinação de cana-de-açucar associada a um pequeno local de comércio variado.

Como consequência da revolução Liberal ocorrida em 1820, são em 1834 encerrados todos os conventos de Portugal, expulsando o clero e os trabalhadores. Numa tentativa de sobrevivência, alguém do Mosteiro põe à venda nessa loja uns doces pastéis, rapidamente designados por "Pastéis de Belém".

Na época, a zona de Belém era distante da cidade de Lisboa e o percurso era assegurado por barcos de vapor. No entanto, a imponência do Mosteiro dos Jerónimos e da Torre de Belém, atraíam os visitantes que depressa se habituaram a saborear os deliciosos pastéis originários do Mosteiro.

Em 1837, inicia-se o fabrico dos "Pastéis de Belém", em instalações anexas à refinação, segundo a antiga "receita secreta", oriunda do convento. Transmitida, e exclusivamente conhecida pelos mestres pasteleiros que fabricam artesanalmente na "Oficina do Segredo", esta receita mantém-se igual até aos dias de hoje.

www.pasteisdebelem.pt/

Rua de Belém, 84/92 - Belém
1300-085 Lisboa

Tel: 21 3638077
Fax: 21 3637423



Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...