segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Parque Natural do Montesinho - uns dias no Portugal profundo...



No MONTESINHO
a vida corre devagar...











O Parque Natural de Montesinho foi criado nos finais da década de 70, sendo uma das maiores áreas protegidas de Portugal.

As 92 aldeias aninhadas em pontos abrigados e discretos, passam facilmente despercebidas aos olhos do visitante ocasional assim como a sucessão de elevações arredondadas e vales profundamente encaixados, em que a altitude não vai além dos 1400 mt.

Região povoada desde há milénios, conserva muitos vestígios arqueológicos; algumas aldeias possuem ainda nas toponímias antigos nomes de fortificações castrejas; outras, antigas propriedades rurais, exibem nomes pessoais de origem germânica, atribuídos pelos colonizadores visigodos, que conservavam o costume romano de dar às "villas" o nome de "dominus", ou proprietário.

Depois da formação da nacionalidade, uma das primeiras preocupações foi povoar o reino, através da distribuição de terras a fidalgos e à Igreja, e da criação de um sistema de "forais" colectivos, já que condições geográficas e sociais desses tempos exigiam que toda a organização do espaço dependesse da vida em grupo. Ainda hoje, as estruturas económicas e sociais das aldeias conservam hábitos comunitários.

O que dá a este Parque características únicas no nosso país é precisamente a forma como ao longo dos séculos as populações souberam integrar-se harmoniosamente na paisagem, apesar das dificuldades geoclimáticas.

Para os mais radicais MONTESINHO AVENTURA oferece-lhe actividades de desporto e aventura (escalada; rappel; orientação; slide; paintball, etc.), actividades de lazer (passeios pedestres; BTT; TT ) que podem ser desenvolvidas ao longo de todo o ano, com programas à sua medida!!

montesinhoaventura@mac.com

96 4206622 - 273 326080


Para os observadores do sossego temos as aldeias que nos recebem tão bem...

www.montesinhovivo.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...