quarta-feira, 30 de março de 2011

Gorreana - o chá biológico Açoreano




Os Açores são únicos na Europa!!! Só aí se planta chá!!

Portugal é o grande responsável pelo prazer de beber chá na Europa!
Foi Portugal o responsável pela sua introdução e pelo seu cultivo!





Foi pela mão de Catarina de Bragança, princesa de Portugal, casada com Carlos II de Inglaterra, que o chá começou a ser apreciado na Grã-Bretanha (por volta de 1660).
Acredita-se que se começou a trabalhar o chá nos Açores, ilha de S. Miguel por volta de 1750. As primeiras colheitas, muito reduzidas, serviram para animar a vontade de bem produzir. Para isso foram chamados, pela Sociedade Promotora da Agricultura Micalense, dois chineses da cidade de Macau com o fim de desenvolver as técnicas da cultura do chá.
A ilha de S. Miguel reúne condições excepcionais para o desenvolvimento da planta do chá, onde por ano se produzem 4 toneladas nas duas variedades, o Chá Verde e o Chá Preto.
O processamento é o mesmo há 250 anos.


..." um solo de textura arenosa, fértil, rico em ferro e onde os valores de acidez se encontram entre valores de 7 a 5 aproximadamente (entre neutro e ácido). Aliado a este factor, está o relevo da ilha que proporciona à cultura a necessária protecção que ela exige para um optimo desenvolvimento da planta do chá.

A planta em si necessita de poucos cuidados, sendo no entanto necessário dispô-la em linhas para maximizar a sua eficiente produção. Crescida de forma biológica, a planta usa estrume vegetal para o seu crescimento. Este (composto) provém das folhas do arbusto e das sementes oleaginosas.

Finalmente, a folha é colhida só após o 4 ou 5 ano da sua plantação sendo apenas podada até atingir esta idade


As imensas fileiras dos verdes arbustos que envolvem a Gorreana, proporciona a matéria prima essencial de todas as variedades de chá que aqui é produzido.


Apesar de ser a mesma planta que fornece todo o chá, partes diferentes da folha são usados para criar cada um. Posteriormente à separação das mesmas, vários processos e tratamentos determinam que tipo de chá será obtido. Dentre estes está tamanho da folha após a sua secagem."...



Assim, na Gorreana produz-se três tipos de chá preto

Orange Pekoe - Broken Leaf - Pekoe -

Sendo que o único tipo de chá verde é:

Hysson -


Contactos:

Plantações de Chá Gorreana
Gorreana - 9625 Maia
São Miguel
Açores
tel/fax: 296 442 349

http://www.gorreana.com


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...