sábado, 10 de setembro de 2011
BLE (banco de livros escolares)
Fundado há já dois anos por Henrique Cunha, explicador do Porto,este Banco de Livros Escolares decidiu que este ano lectivo ia ser diferente! Decidiu aderir a uma 'rede social', o Facebook, e alargar o que já fazia REUTILIZAR!!
(veja aqui a página)
"Se educarmos na reutilização do livro, a questão dos mais desfavorecidos precisarem de livros e não terem dinheiro para os comprar não se colocaria", e ainda ,"há o estigma de que só os mais pobres usam os livros usados. Isso não tem que ser verdade. REUTILIZAR deve ser uma atitude cívica", explica. (veja a reportagem em vídeo)
A iniciativa é simples mas brilhante!! Consiste em trocar livros escolares do 1º ao 12º ano de forma totalmente gratuita, utilizando agora o Facebook como ferramenta de comunicação.
Em poucos dias os 'BLE' têm-se multiplicado no país, os livros usados e os voluntários aparecem!! Com a ajuda de uma base de dados comum e de voluntariado, os livros viajam pelo país ao sabor das necessidades.
As 'boas ideias' são aqui, também um produto português!! Sem código de barras!! Estou a ajudar a divulgar!!
Parabéns pela genialidade e espírito solidário.
Sede - Porto
Centro de Estudos - Henrique Cunha
Av Dr Antunes Guimarães, 63 - 3º dto
4100 079 Porto
tel fixo 309 956 690
tel movel 912 447 177
segunda-feira, 5 de setembro de 2011
Código de barras 560...
Retirado hoje da revista 'Proteste'!
Tudo o que queremos saber sobre o 560...
Dos movimentos na Net à voz do Presidente da República, os apelos multiplicam-se em nome do crescimento da economia. Mas não é fácil identificar produtos portugueses.
Na fruta, vegetais, azeite, mel e carne bovina, a rotulagem do país de origem é obrigatória, mas não para a maioria dos produtos. A regra poderá aplicar-se a toda a carne e peixe, após a aprovação recente do Parlamento Europeu.
Nos embalados, o código de barras não é uma garantia: por detrás do prefixo 560 pode estar produção estrangeira, existem diferentes tipos de codificação e a adesão às suas normas é facultativa.
O código mais comum é composto por 13 dígitos e atribuído pela GS1, entidade formada por 108 organizações que operam em mais de 150 países. Cada país tem o seu prefixo. O afamado prefixo 560, que apadrinhou um movimento pela compra de produtos nacionais, identifica apenas que a empresa detentora da marca tem registo comercial em Portugal. Nada garante que se trata de um produto de origem portuguesa.
Uma empresa nacional pode ter cá a sua sede, mas fabricar os seus produtos noutros países ou incorporar materiais importados. Também uma marca internacional pode ter uma filial no nosso país e ser comercializada com o registo português.
Mais: não encontrar o 560 não significa que o produto seja estrangeiro. A empresa que o representa pode estar registada noutro país e, por isso, o código é diferente. Se detetar um código de barras sem os 13 dígitos, o produto pode usar outro sistema de codificação e ser mais “made in Portugal” do que aparenta.
Estrutura do código GS1, o mais utilizado
sábado, 3 de setembro de 2011
Diese - mais saúde!
1.5 lt de água, alimentação saudável, exercício físico e
a ajuda da DIESE !!
Nasceu em Portugal em 1955, empenhada em reeducar a alimentação dos portugueses!
Uma vida saudável requer alimentação variada e equilibrada,
prática regular de exercício físico e suplementação adequada.
A Diese, oferece-nos uma vasta gama de suplementos biológicos que favorecem a manutenção da saúde e devolvem a sensação de bem-estar geral, mas não substituem os nutrientes fornecidos pelos alimentos e não compensam uma alimentação incorrecta ou hábitos que comprometem a saúde.
Os suplementos são só suplementos...
Além disso a Diese oferece-nos tudo o resto...bolachas, biscoitos, tostas, doces, marmelada, chás, cereais para o pequeno almoço, massas, arroz, vinagre, patés, chocolates, refeições prontas, ketchup e maioneses, molhos, vegetais, bebidas de soja... aqui vão uns exemplos do muito que pode encontrar para, sem pecar, se deliciar!
Bolacha Maria e Bolacha Craker!
A Diese acaba de lançar duas novidades no mercado das bolachas com as deliciosas Bolacha Maria e Craker.
A bolacha Maria, com graínha de uva, contém uma grande concentração de anti-oxidantes que reforçam as defesas naturais do organismo, e as Craker, feitas com óleo de sésamo, são uma excelente fonte de gorduras polinsaturadas.
As fibras alimentares são parte importante da nossa alimentação, pelo facto de atravessarem o nosso organismo sem serem absorvidas. Previnem doenças graves e podem ajudar no emagrecimento.
As novas barritas Diese para além de fonte de cálcio e ferro são também fonte de fibra.
O Chá vermelho apresenta propriedades anti-oxidantes intermédias entre o chá verde e o chá preto.
É popularmente conhecido como devorador de gorduras e por isso utilizado como complemento em regimes de perda de peso.
Saiba mais em www.Diese.pt
sexta-feira, 2 de setembro de 2011
Brown Café (compatível com a Nespresso)
A Nespresso já com sabor português!!
Tem uma máquina de café Nespresso? Saiba que já pode optar por café 100% português! As cápsulas Brown...
Óscar Galvão, herdeiro dos cafés 'A Brasileira' e diretor-geral da Brown , investiu 1,5 milhões de euros nas cápsulas de café que esperam 'roubar' 5% a 10% do negócio da Nespresso em Portugal.
"Como a Nespresso é um produto monopolista, achei que podia trazer valor ao mercado", refere Óscar Galvão, garantindo que as quatro variedades lançadas (prestige, intense, balance e decaf) não querem assemelhar-se à Nespresso e têm um paladar mais próximo do café português.
A Brown, empresa com 100% de capital português, com vasta experiência no mercado de café nacional, propõe a sua nova gama de café em cápsulas totalmente compatíveis com máquinas Nespresso… e mais baratas!
São vendidas a cerca 2,5 euros por cada embalagem de 10 cápsulas, um preço inferior ao da Nespresso que ronda os 3,5 euros.
As cápsulas Brown estão à venda em vários locais, hipermercados Jumbo, Continente e Pão de Açúcar...e AQUI pode comprar on line.