sábado, 23 de abril de 2011

Cão de Gado Transmontano

Sem dúvida uma belíssima raça portuguesa!!

O Cão de Gado Transmontano é originário do Nordeste Transmontano, é uma raça antiga, descendenta dos Mastins Ibéricos muito utilizada para a protecção do gado, principalmente ovino.

Recentemente reconhecida pelo Clube Português de Canicultura (mas não ainda pela FCI), os primeiros registos datam de 2004.

É um cão de grande porte, apresentando algumas semelhanças morfológicas com o Rafeiro Alentejano. O seu estalão é ainda considerado provisório.

É de louvar o trabalho feito no Parque Natural do Montesinho, os cães e as ninhadas são controladas e os criadores ajudados a colocar os seus cachorros

Não resisti a publicar um comentário que apanhei por aí...depois disto não preciso de dizer mais nada!!


"Os únicos cães que conheço (conheço no sentido de saber exactamente como é o cão) são esses. Convivo com eles desde criança pois os meus avós e tios sempre os tiveram. Tenho a dizer que são cães espectaculares. São um trabalhador que se tem, um amigo que se tem, um guarda que se tem. É cão para ir com o gado e arrear em qualquer lobo ou alcateia que se queira meter com o gado. É um cão para orientar um rebanho sem problemas e, na quinta, assegurar que cada bicho está ou vai para o seu lugar.É um cão que convive com qualquer animal doméstico, desde que o mesmo reconheça que quem manda alí é o dono e a seguir é ele.

É um cão devotado ao dono,

obediente e brincalhão.

É um cão para viver na rua e dormir no sítio que escolher (não adianta fazer ou comprar casotas, o cão é que escolhe). Regra geral prefere um vão de escadas, um buraco entre a lenha armazenada, um buraco na raiz de um castanheiro, etc.). Escava sempre um buraco no sitio onde resolve dormir. É um excelente cão de guarda. Nenhum desconhecido entra na propriedade do dono, mas fora dela, reage com indiferença a estranhos.

Reconhece qualquer pessoa da família do dono (irmão, sobrinho, neto...) mesmo que nunca a tenha visto, e faz-lhe uma festa como deve ser. Um amigo brincalhão e afectuoso.

Cuidado que não é cão de apartamento, nem mesmo para ter numa quinta vedada de

modo a que ele não consiga sair.

É um cão de aldeia que deve estar sem qualquer limitação de movimento. Deve poder andar solto e livre pois o seu interesse é percorrer os montes e trabalhar. Não gosta de não ter nada que fazer e gosta de ter tarefas, nomeadamente orientar rebanhos e os restantes animais da quinta.

Excelente cão, quem me dera poder ter um casal. Não hesitava!"




Se

gostou,

pode

e quer

mesmo um,

contacte o




Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...