quarta-feira, 30 de março de 2011

Gorreana - o chá biológico Açoreano




Os Açores são únicos na Europa!!! Só aí se planta chá!!

Portugal é o grande responsável pelo prazer de beber chá na Europa!
Foi Portugal o responsável pela sua introdução e pelo seu cultivo!





Foi pela mão de Catarina de Bragança, princesa de Portugal, casada com Carlos II de Inglaterra, que o chá começou a ser apreciado na Grã-Bretanha (por volta de 1660).
Acredita-se que se começou a trabalhar o chá nos Açores, ilha de S. Miguel por volta de 1750. As primeiras colheitas, muito reduzidas, serviram para animar a vontade de bem produzir. Para isso foram chamados, pela Sociedade Promotora da Agricultura Micalense, dois chineses da cidade de Macau com o fim de desenvolver as técnicas da cultura do chá.
A ilha de S. Miguel reúne condições excepcionais para o desenvolvimento da planta do chá, onde por ano se produzem 4 toneladas nas duas variedades, o Chá Verde e o Chá Preto.
O processamento é o mesmo há 250 anos.


..." um solo de textura arenosa, fértil, rico em ferro e onde os valores de acidez se encontram entre valores de 7 a 5 aproximadamente (entre neutro e ácido). Aliado a este factor, está o relevo da ilha que proporciona à cultura a necessária protecção que ela exige para um optimo desenvolvimento da planta do chá.

A planta em si necessita de poucos cuidados, sendo no entanto necessário dispô-la em linhas para maximizar a sua eficiente produção. Crescida de forma biológica, a planta usa estrume vegetal para o seu crescimento. Este (composto) provém das folhas do arbusto e das sementes oleaginosas.

Finalmente, a folha é colhida só após o 4 ou 5 ano da sua plantação sendo apenas podada até atingir esta idade


As imensas fileiras dos verdes arbustos que envolvem a Gorreana, proporciona a matéria prima essencial de todas as variedades de chá que aqui é produzido.


Apesar de ser a mesma planta que fornece todo o chá, partes diferentes da folha são usados para criar cada um. Posteriormente à separação das mesmas, vários processos e tratamentos determinam que tipo de chá será obtido. Dentre estes está tamanho da folha após a sua secagem."...



Assim, na Gorreana produz-se três tipos de chá preto

Orange Pekoe - Broken Leaf - Pekoe -

Sendo que o único tipo de chá verde é:

Hysson -


Contactos:

Plantações de Chá Gorreana
Gorreana - 9625 Maia
São Miguel
Açores
tel/fax: 296 442 349

http://www.gorreana.com


terça-feira, 29 de março de 2011

Cão d'Água Português



Cão desportivo, valente e incansável!


O Cão d'Água Português era o cão dos pescadores, detectava objectos no mar em dias de nevoeiro avisando os marinheiros com o seu ladrar, puxava as redes de pesca, salvava náufragos, resgatava tudo o que do barco caísse ao mar. Excelente nadador e mergulhador (das poucas raças canídeas com membrana inter-digital), era então usado como um 'retriever'! Para o proteger e ajudar nestas tarefas os marinheiros/pescadores adequaram-lhe um 'penteado'...o nariz é rapado para 'cortar a água' no mergulho, o peito e membros anteriores ficam cobertos de pêlo defendendo-o do choque térmico, os quartos traseiros são totalmente rapados para melhor se movimentar dentro de água, só lhe é deixada uma pluma no último 1/3 da cauda, é o seu localizador!!!

Depois de anos de desinteresse pela raça (as novas maquinarias substituiram-no nos trabalhos marítimos), nas décadas de 60/70 não existiam mais do que 50 exemplares, sendo considerado pelo Guiness Book a raça mais rara do mundo!

Felizmente criadores Portugueses e Norte Americanos, com grande esforço conseguiram salva-la da extinção. Hoje é um cão muito popular em todo o mundo.

É um cão muito enérgico, dependente do seu dono e com as crianças um excelente defensor e amigo! Um bom guarda!

Cão de porte médio podendo chegar aos 57 cm e 25 kg, a pelagem pode ser comprida e lisa ou mais curta e muito encaracolada, não tem sub pêlo e as cores vão do branco, ao castanho, do malhado ao preto.


Apesar de ser utilizado principalmente como cão de companhia e como cão de exposição, em diversos locais de Portugal e Estados Unidos, realizam-se provas práticas na água, sendo maravilhoso assistir ao trabalho destes magníficos cães.

Curiosidade: Recentemente o Presidente Obama escolheu um Cão d'Água Português para ser o grande amigo da família na Casa Branca! Para quando um cão de raça portuguesa em Belém?

Se está a pensar em ter um amigo, opte por um de raça nacional...



Peça a listagem de criadores ao

Clube Português de Canicultura - Lisboa

Rua Frei Carlos, 7
1600-095 Lisboa
Portugal
Tel. 217994790Fax 217994799
Email: lisboa@cpc.pt


segunda-feira, 28 de março de 2011

Viarco- única fábrica de lápis de Portugal


Com a CollorADD...


O lápis que agora ensina as cores, foi o lápis que nos ensinou a tabuada...







O fabrico de lápis em Portugal remonta a 1907,em Vila do Conde.
Chamou-se “Faria, Cacheux & Cª” mais tarde conhecida como Portugália. Só no final da década de 30 se regista com a marca Viarco e se desloca para S. João de Madeira o que se mantém até hoje.



O seu desenvolvimento tecnológico foi enorme dando inicio aos
lápis de cera e a uma vasta gama de lápis técnicos dirigidos às
mais variadas profissões.
Hoje lança no mercado internacional três produtos que são estreias mundiais e reflectem a mudança de segmento que a empresa está a atravessar, a aguarela de grafite para pintura, barras de grafite aguarelável para uso em grandes superfícies e um estúdio portátil com utensílios incluídos.
São inovações totais a nível mundial.





Em Setembro de 2010, a paleta de cores dos lápis Viarco passou a incluir uma linha de produtos adaptada ao código de cores para daltónicos desenvolvido pelo designer Miguel Neiva.
ColorADD, o projecto que teve como origem a tese de mestrado deste designer, foi desenvolvido para ajudar a minorar o problema de uma grande fatia da população mundial, vamos acabar com o 'passa-me o lápis verde ou passa-me o azul... (private joke)!
“Poder reduzir a um símbolo uma cor é uma ideia fantástica e nós sabemos que, efectivamente, há um grupo de crianças para quem este código pode fazer toda a diferença”, afirmou José Vieira, director da Viarco, à agência Lusa.







A Viarco continua a ser a única fábrica de lápis em Portugal (e na Península Ibérica) e provavelmente uma das mais versáteis a nível mundial.

em todas as papelarias
http://www.viarco.pt/


http://lojaonline.viarco.pt/index.php

Castelbel - fragrâncias deliciosas de Portugal

Cheira bem...cheira a Castelbel!!!


Cheirinhos criados por uma empresa tradicional 100% portuguesa (mais uma do Norte) que nos apresenta uma fantástica colecção de fragâncias para a casa / para nós,usam produtos naturais de forma requintada, procuram ir buscar os aromas as cores e os ambientes do nosso país e permitem-nos levá-los directamente da natureza para dentro de casa … um luxo!

Do Porto para o mundo, velas aromáticas e ambientadores elegantemente embalados, bem como um conjunto requintado de sabonetes feitos de forma artesanal a partir dos melhores e mais variados óleos, requintadamente embrulhados em papel vintage...

O que nos faz olhar, sentir e cheirar outra vez é sem dúvida a qualidade, o requinte e o belíssimo design que nos apresentam.
São já uma referência a nível internacional.
Aqui pelo Porto podem admirá-los e levá-los consigo! Estão na Loja de Serralves!

SEDE - PORTOCASTELBEL,
ARTIGOS DE BELEZA, SA
Rua de Santo António, 710 Armazéns B e C
4475-611 Santa Maria de Avioso,
Castelo da Maia,
Portugal.Telefone: +35 122 982 6430
Fax: +35 122 982 9730
emmoreira@castelbel.com.pthttp://www.castelbel.com/

sábado, 26 de março de 2011

O Melhor Bolo de Chocolate do Mundo é portuguẽs




Só em Portugal saem por ano,

12 000 para consolar

tanto guloso...




O Melhor Bolo de Chocolate do Mundo é uma receita portuguesa guardada a sete chaves há mais de 20 anos, numa pastelaria de Campo de Ourique.

Leva merengue, mousse e calda de chocolate e não tem farinha nem fermento...

Este fa-bu-lo-so bolo de merengue e chocolate nasceu em Lisboa. Foi aí que Carlos Brás Lopes o criou e abriu a 1ª loja, para que todos nos pudéssemos deliciar!

O seu êxito foi tal que neste momento tem vários pontos de venda em Portugal, Espanha, várias lojas no Brasil e pensa levá-lo muito brevemente para Nova York e Washington.

Não resista mais, consulte o site e vá buscar um perto de si!

Campo de Ourique

Rua Coelho da Rocha, 99
encomendas: 21 396 53 72

http://www.omelhorbolodechocolatedomundo.com/

quinta-feira, 24 de março de 2011

Sumol+Compal, imagina o que isto dá!!










Em 2009 deu-se a fusão Sumol+Compal !!
Ficou criada esta grande empresa inteiramente portuguesa e reconhecida por todos pela sua qualidade e naturalidade!


"A SUMOL+COMPAL tem uma gama alargada de produtos nutricionais reconhecidos, sob a marca Compal e Um Bongo, disponíveis numa grande variedade de embalagens e de sabores, alguns com complementos nutricionais que permitem uma escolha mais saudável e agradável para cada momento do dia a dia".

Não só a empresa é portuguesa como também o é, preferencialmente, a sua matéria prima.


SUMOL+COMPAL

Telefone Geral
214 243 500
Apoio ao Consumidor
800 207 264
Apoio ao Cliente
808 200 232



Cutipol, os talheres dos portugueses...










A Academia Internacional de Gastronomia atribuiu-lhe o prémio internacional








"A Cutipol, empresa das Caldas das Taipas, é o resultado de um esforço constante de aperfeiçoamento, do espírito insaciável de inovação e da acumulação de know-how adquirido ao longo dos tempos, remontando aos primórdios das cutelarias em Portugal".

A Cutipol fabrica talheres de 1ª qualidade!
A escolha de matéria prima, um excelente design, um apurado estudo ergonómico das formas, a atenção e um invulgar cuidado no acabamento colocou a marca no topo da cutelaria, arrecadando prémios (a Academia Internacional de Gastronomia atribuiu-lhe o prémio internacional "Prix de l'Art de la Table 2010" prémio da Academia Internacional de Gastronomia!), e o reconhecimento do público dentro e fora de Portugal.

Talheres em prata e cromo-níquel 18/10, alpaca prateada ou dourados, a diversidade que oferece é enorme indo do tradicional ao mais actual design, usando maquinaria moderna mas não abandonando o tradicional trabalho dos artífices, essencial no acabamento.

Telefone: 253 470 240

Fax: 253 470 242

Morada:Rua de Santa Marta
4805-132 Caldelas

este 'sítio' vende todas estas peças para o estrangeiro http://loja.inexistencia.com


domingo, 20 de março de 2011

Consexto / Casa Closet





Desafiando todas as regras...










Consexto, empresa Portuguesa do Porto soube transformar os 44 m2 de um Ap frente ao mar em Matosinhos, num apartamento com 5 divisões, usando sómente o deslizamento de paredes e armários...!



Gabinete de Arquitectura Consexto
Prémio Internacional "Building of the year"
mail@consexto.com
Rua Duque de Loulé 98 - 3º esq.
4 000/324 Porto Portugal
tel/fax +351 222022106

sábado, 19 de março de 2011

"Adágio", puro prazer!!


Adagio surge em 1992 como uma marca de iogurtes de elevada qualidade, especializada em iogurtes em embalagem de vidro! Marca feita por especialistas,os “Mestres Iogurteiros”.Em 1999, Adagio é comprada pela Lactogal ( 100% portuguesa) e começa o seu processo de modernização. Torna-se mais actual, na imagem e nos iogurtes que oferece, o “Puro Prazer”.

Desde então a marca tem oferecido aos seus adeptos uma cada vez maior oferta de iogurtes que se distinguem não só pela qualidade mas também pela variedade!

Encontra-os em qualquer ponto de venda,
prefira-os...são nacionais!

http://www.adagio.com.pt

Colunex “Outro sono, outro conforto!"








Nos próximos 10 anos, vai passar cerca de 3 anos a dormir!!!






A COLUNEX desenvolve, produz e distribui colchões, poltronas, almofadas e sommiers de modo a proporcionar a todos o melhor descanso.
Com a COLUNEX a saúde da sua coluna está assegurada.




Colunex Portuguesa, S.A. / Internet
Edifício Colunex
Rua da Estrada Velha
4585-610 Recarei
Paredes
Portugal Tlf: +351 226 088 000
Fax: +351 224 334 000



E-mail:info@colunex.ptwww.colunex.pt/
www.colunex.pt
















quinta-feira, 17 de março de 2011

Salsa jeans






É daqueles
que acha que
jeans só
'made in USA'?










A Salsa nasceu em 1994, inteiramente Portuguesa!!
Sempre a crescer desde então, domina o mercado nacional na gama 'jeans' e entra no mercado internacional. Está presente em 35 países com mais de 1 000 postos de venda, desde a Europa, Ásia, Médio Oriente e Estados Unidos. Como grande exportadora Portuguesa (cerca de 35% da sua produção é destinada à exportação) já introduziu junto ao cinto, uma pequena identificação nacional verde e vermelha!!

Em 2008
no auge da crise e para a contrariar, a Salsa resolveu expandir a sua actuação!!

Todas conhecem os jeans «Wonder» e o seu efeito push-up, já premiados em Portugal e considerados o best-seller da marca.


No ano de 2010 A Salsa jeans oferece às grávidas um novo modelo o 'Hope'!!
Depois de ele nascer a Mãe continua a usá-las...

domingo, 13 de março de 2011

"Geração Parva??"

Não é nenhum produto nacional,
é o produto da desgovernação que se vive em Portugal!


Foram grandes manifestações, não podia deixar de as promover aqui!

Os motivos para lá estar eram tantos e tão diversos:
contra os recibos verdes e contra a falta de emprego,
pela criação de trabalho, por mais investimento privado
sem interferências do Estado,
contra este governo ou contra toda a classe política.
Contra a crise, esta imensa crise de valores!

Da direita à esquerda quem se encontrou hoje nas Praças em Portugal, só quis dizer 'JÁ CHEGA' ao Sr. Sócrates e amigos!

sexta-feira, 11 de março de 2011

"Amor Perfeito" perfume de José António Tenente





Uma boa ideia para o dia do Pai!!
Uma boa ideia para o dia da Mãe!!




José António Tenente tão conhecido no mundo da moda, é o criador do perfume o "Amor Perfeito", feito 100% em Portugal!
Na verdade são dois perfumes, dois aromas que ficam bem juntos.






O perfume de mulher "é forte e envolvente,
sensual sem ser óbvio,
doce sem ser excessivo.Abre com a leveza da
flor da laranjeira e notas cítricas,
evolui para um sedutor bouquet floral, e sobre um fundo
amadeirado saltam os sensuais aromas ´gourmand´
dos frutos vermelhos e chocolate", descreve o estilista.






José António Tenente destaca
Já o aroma de homem é "intenso e elegante".
que evolui "sensualmente para notas orientais
de especiarias, sobre um fundo de acordes masculinos
de âmbar e sândalo vermelho".


"Prémios de Beleza e Cosmética da Máxima"


Use -o com muito orgulho!


Encontra-o na melhor perfumaria perto de si.

terça-feira, 8 de março de 2011

"Sapatos Ferre"-presentes nos Óscares...









Na noite em que o "Discurso do Rei" brilhou,
sapatos portugueses brilharam em muitos pés famosos...






Na noite dos Óscares, no Kodak Theatre, havia sapatos portugueses da recente marca FERRE, da Ferreira Avelar!!! Foram pelo menos 18, entre actores, apresentadores, realizadores...

Os sapatos eram modelos de verniz com pormenores de grande luxo...as cores, entre o preto, cinzento, branco e até amarelo!!!

Fruto de trabalho de bons profissionais, os sapatos portugueses estão a marcar nas feiras internacionais! (esperamos que comecem também a marcar no mercado interno, sempre adepto a estrangeirismos...)



Contactos:
Ferreira Avelar & Irmão, Lda.Apartado 14 - Travessa Ulfilanis, 21
4509-908 FiãesTelef.: 227 474 050 | Fax: 227 474 059E




www.ferre.pt


" Os Azeitona " uma banda do Porto




"Os Azeitona" ( anda comigo ver os aviões...)





"[Isto é] música portuguesa independente que vive às custas da net, esse monstro inimigo da indústria musical, mas tão amigo da música."






( anda comigo ver os aviões...) aqui!






"Se neste vídeo se ouve o pessoal a cantar, é graças aos facebooks, myspaces, mp3, etc. Esta música não dá na rádio e não existe em cd.
A banda agradece!O concerto de 15 de Dezembro ficará para a posteridade...! Vai ficar em DVD que será editado em finais de Março de 2011!"



[Fotos e vídeos amadores no Facebook oficial da Banda, "os Azeitona Oficial".
Destaques do blog dos Azeitonas:
Nova música para download "Dança,Menina dança".
Agora é mais fácil fazer donativos com o novo Link da Paypal (caixa de donativos).
Últimos exemplares do "Rádio Alegria" à venda.]

Contacto: osazeitonas@gmail.com

sexta-feira, 4 de março de 2011

XUZ - artesanais, com muito carinho...



Foram feitas para andar...


Foram três mulheres Portuguesas que num momento revivalista de 2008 fizeram nascer a
XUZ -Handmade Lovers, uma marca de sapatos 100% nacional!! O saudosismo das socas
dos anos 70/80 e dos socos portugueses usados por gente do campo,fez crescer a ideia.

Começaram timidamente com o mais fácil que foi a recreação das originais socas, seguindo-se as botas e os sapatos. Optaram pelos métodos e materiais tradicionais

“Portugal tem uma grande tradição no uso de madeiras no
calçado. Começámos a pesquisar e

descobrimos fábricas no norte, entre Barcelos e S. João da Madeira, que faziam os
tamancos

serranos. Caímos lá um bocadinho como extra terrestres, a perguntar se nos faziam
socas e botas a partir de tamancos”, conta à TimeOut uma das sócias da Xuz.

Os modelos são feitos com madeira de amieira muito leve e resistente e vários tipos de pele. À sola acrescentaram uma plataforma de borracha que torna o andar muito confortável!
Cada par tem aplicações ou gravações diferentes. A apresentação também não foi esquecida, depois de as comprar leva-as para casa em saco de cetim!!!

É este o espírito da Xuz... o de criar peças únicas!!
Únicas porque cada modelo se limita a um reduzido número de pares!!
Únicas porque saem das mãos de artesãos portugueses de antigos ofícios!!




Hoje a Xuz, depois de conquistar Portugal, já se instalou também pela Europa.

Para conhecer os pontos de venda consulte

http://www.xuz.com.pt/





quinta-feira, 3 de março de 2011

1º Guia de Compras de Produtos Tradicionais












Não diga que não sabe,
pois já tem onde pesquisar...!






Chegou ao mercado português o Guia de Compras de Produtos Tradicionais, a primeira obra em Portugal que dá a conhecer os genuínos Produtos Tradicionais Portugueses (azeites e azeitonas, carnes, enchidos, fumados, queijos, doces, mel, pão, produtos de pastelaria e confeitaria e pratos gastronómicos) com qualificação europeia, como Indicação Geográfica Protegida (IGP) e Denominação de Origem Protegida (DOP).

Além dos produtos já qualificados, o Guia inclui outros que estão em processo de qualificação.

O Guia está organizado por regiões do país, havendo um índice por produtos dentro de cada região. Cada produto é descrito de forma pormenorizada, referindo aspectos como os ingredientes, a área geográfica, como deve ser consumido, como deve ser conservado, indicação de preço de referência.
No final de cada região há um índice com nomes e contactos de agrupamentos, de produtores e de locais de venda.

Este Guia é editado pela Publiagro, em parceria com a associação Qualifica. O preço de capa é de 10€ para Portugal e 15€ para o estrangeiro.

As encomendas devem ser feitas para o e-mail: info@flfrevista.pt

terça-feira, 1 de março de 2011

'A BOTA ALENTEJANA', no campo ou na cidade!!

















Não me
sabem dizer

onde se compram

aquelas botas bege...??



As botas alentejanas protegiam os pés e parte da perna dos rigores da vida no campo
Hoje as botas, são um adorno mas também sapatos de trabalho.

Perderam peso (há 50 anos pesavam 3 kg) e ganharam um desenho mais actual...

Na vila de Cuba, há 25 anos Mário Grilo
começou a trabalhar as botas Alentejanas, paixão da sua vida. Numa típica casa alentejana, rés do chão, fachada branca com friso azul que tudo contorna (para afastar os insectos, dizem)!

"O recurso à tem sido uma outra forma de ‘sair’ de Cuba. Tenho as minhas botas espalhadas em muitos sítios da . Uma rápida pesquisa e encontra-se logo o meu nome», comenta enquanto retoma o trabalho."Sozinho consegui chegar a 31 países!!"


"Há 20 anos atrás gostavam de ter em feiras uma representação daquilo que era o nicho do artesanato do concelho. Os anos passaram e essa apetência desapareceu um pouco o

que é pena porque se o município divulgar um pouco essas actividades geram emprego e trabalho e, assim, este saber fica um pouco no meu segredo"


Municípios, estilistas e nós portugueses em geral podemos ajudar a calçar mais pés com estas nossas botas, em detrimento de outras que são empurradas para o mundo por uma pesada máquina de marketing!!



»»»COM ESTA MANHÃ DE MUITA CHUVA ACONSELHO A PASSAR "" ÓLEO DE AMENDOAS DOCES"" NAS BOTAS ALENTEJANAS ,,, PROTEJE,, IMPERMIABILIZA,, DÁ-LHES RESISTÊNCIA AO INVERNO !!!»»»»

»»»»» COMPRAR O QUE É NOSSO ,, GENUINAMENTE PORTUGUÊS ,, COMO AS BOTAS ALENTEJANAS É TAMBÉM DAR CONTINUIDADE ÀS TRADIÇÕES »»»»» (excertos da pag. do Facebook de Mário Grilo!!)

  1. www.facebook.com/pages/MÁRIO.../287666448835



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...