domingo, 15 de maio de 2011

Sal Tavira - Flor de sal de Rui Simeão





Para mim Algarve é praia...
Para um 'chef' Algarve é flor de sal...











A flor de sal produzida em Tavira, por Rui Semião, tem sido premiada e reconhecida mundialmente.
No meio das salinas de Tavira, é possível aprender a distinguir os pequenos cristais que se desfazem na mão, tão diferente do sal marinho...
É em saladas ou em alimentos já cozinhados que se pode apreciar esta qualidade!
O importante é usá-lo na finalização dos pratos, não para cozinhar, submeter a flor de sal ao fogo elimina grande parte de seus sabores peculiares.

A flor de sal, ou a “nata do Atlântico”, é composta pelos cristais mais finos que formam uma película, quase uma espuma, sobre os tanques de decantação das salinas. Esta película recolhe-se de forma artesanal, com a ajuda de redes.Esses cristais têm formato e tamanho bastante diferentes dos cristais normais, são mais finos e contam com uma concentração muito maior de outros minerais.
Tudo isso lhes confere propriedades físico-químicas e um comportamento bastante diferente do sal normal ao entrar em contacto com os alimentos.
É como usar água do mar concentrada para salgar a comida.
Para cada 80 quilos de sal é retirado um quilo de flor de sal, veja aqui todo o processo de recolha deste producto gourmet.

'Deste tipo de actividade, existem registos históricos, que podem ser consultados na Biblioteca da Câmara Municipal de Tavira, desde 2000 anos AC (relativamente 4000 anos época fenícia) onde podemos constatar que o método de colheita era semelhante ao actual. Este tipo de actividade artesanal, desenvolve-se em plena natureza, é amiga do ambiente, sem o afectar, e a prova disso está na manutenção de todo o ciclo de vida.' (in site da empresa)

http://www.ruisimeao.com/Produtos.html

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...