terça-feira, 29 de março de 2011

Cão d'Água Português



Cão desportivo, valente e incansável!


O Cão d'Água Português era o cão dos pescadores, detectava objectos no mar em dias de nevoeiro avisando os marinheiros com o seu ladrar, puxava as redes de pesca, salvava náufragos, resgatava tudo o que do barco caísse ao mar. Excelente nadador e mergulhador (das poucas raças canídeas com membrana inter-digital), era então usado como um 'retriever'! Para o proteger e ajudar nestas tarefas os marinheiros/pescadores adequaram-lhe um 'penteado'...o nariz é rapado para 'cortar a água' no mergulho, o peito e membros anteriores ficam cobertos de pêlo defendendo-o do choque térmico, os quartos traseiros são totalmente rapados para melhor se movimentar dentro de água, só lhe é deixada uma pluma no último 1/3 da cauda, é o seu localizador!!!

Depois de anos de desinteresse pela raça (as novas maquinarias substituiram-no nos trabalhos marítimos), nas décadas de 60/70 não existiam mais do que 50 exemplares, sendo considerado pelo Guiness Book a raça mais rara do mundo!

Felizmente criadores Portugueses e Norte Americanos, com grande esforço conseguiram salva-la da extinção. Hoje é um cão muito popular em todo o mundo.

É um cão muito enérgico, dependente do seu dono e com as crianças um excelente defensor e amigo! Um bom guarda!

Cão de porte médio podendo chegar aos 57 cm e 25 kg, a pelagem pode ser comprida e lisa ou mais curta e muito encaracolada, não tem sub pêlo e as cores vão do branco, ao castanho, do malhado ao preto.


Apesar de ser utilizado principalmente como cão de companhia e como cão de exposição, em diversos locais de Portugal e Estados Unidos, realizam-se provas práticas na água, sendo maravilhoso assistir ao trabalho destes magníficos cães.

Curiosidade: Recentemente o Presidente Obama escolheu um Cão d'Água Português para ser o grande amigo da família na Casa Branca! Para quando um cão de raça portuguesa em Belém?

Se está a pensar em ter um amigo, opte por um de raça nacional...



Peça a listagem de criadores ao

Clube Português de Canicultura - Lisboa

Rua Frei Carlos, 7
1600-095 Lisboa
Portugal
Tel. 217994790Fax 217994799
Email: lisboa@cpc.pt


2 comentários:

  1. Adoro esta raça. Tive uma cadela - a Olga!
    São maravilhosos.

    ResponderEliminar
  2. São fabulosos, além de lindos têm um temperamento único...diria que muito português!! Tenho uma amiga que tem um destes. Só é mau, mesmo mau é quando o levam à praia...ninguém pode tomar banho, pois ao 1º mergulho é imediatamente salva por ele e puxada para a areia!!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...