sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Boas notícias!!! Lítio...o nosso ouro do sec.XXI !!


Temos Lítio e vamos usá-lo!!!!!





Portugal não tem petróleo nem gás mas tem lítio, no subsolo.

Portugal é o maior produtor/exportador de Lítio!

O Lítio é um elemento mineral que existe na natureza.É o metal mais leve, a sua densidade é apenas, aproximadamente, a metade do que a da água. Como os demais metais alcalinos é monovalente e bastante reativo.

Por esse motivo não é encontrado livre na natureza.Um pouco por todo o lado, cresce a procura do mais leve metal existente na Terra. É com lítio que se fabricam as baterias dos computadores portáteis, telemóveis, leitores de mp3, câmaras digitais, relógios e, dentro de algum tempo, dos carros eléctricos. A Nissan, a primeira marca a apostar na construção em massa dos novos veículos, vai instalar uma fábrica de baterias de lítio em território nacional.


Para o fabrico de baterias será mais complicado e dispendioso pois o lítio que por cá se extrai, vem agregado a outros metais. Mas há estudos nesse sentido.

O Litio é também usado na Indústria Farmacêutica e Militar.

Por enquanto, a totalidade da produção destina-se à indústria cerâmica nacional, que utiliza o lítio no fabrico de mosaicos, azulejos, louças sanitárias e louças de cozinha.

Os novos usos do lítio estão a fazer com que as empresas comecem a olhar para esta matéria-prima de forma mais sustentada.

Alimentos ricos em lítio podem amenizar calvície...
Em relação à matéria sobre minerais, foi falado que a falta de lítio provoca queda de cabelo e que o mineral é encontrado em gengibre, nozes e alguns cogumelos.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...